segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Antanas Sutkus



É realmente um nome estranho... quando vi pensei que não deveria significar muita coisa, mas estava errada. Me fez chorar.



O nome estranho é de um lituano, fotógrafo que hoje esta com 73 anos, que começou sua carreira durante um período complicado na política lituana... Chorei quando vi as fotos que ele fez de Sartre e Simone de Beauvoir... Elas estavam na minha frente, era inacreditável.


As fotografias tem tanta vida que parecem que acabaram de ser feitas, apesar de já terem décadas de idade...

Tem uma entrevista com ele aqui, na revista Cult, muito bom saber mais sobre ele:


http://revistacult.uol.com.br/home/2012/02/antanas/


No site oficial, em lituano, tem muita coisa sobre ele, usa o tradutor do Google, não fica perfeeeiiito, mas da pra entender... e tem também os trabalhos dele em ordem cronológica, é sensacional!


http://www.antanassutkus.com/


Alguém fez um lindo favor de mostrar todinho o livro da coleção de fotos "Atanas Sutukus: Um Olhar Livre", exposição que vi no MON, belíssima. (Aliás eu quero um livro desse!!!!!!!!!!)







A exposição ficou em cartaz até maio deste ano e não encontrei informações se ela se encontra no Brasil ainda... A descrição do Museu sobre a exposição e mais informações:


http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/antanassite.html



Ainn, ele deu uma palestra na abertura da exposição.... =/... queria ter visto.


http://tudooquevoceve.wordpress.com/2012/02/03/exposicao-antanas-sutkus-um-olhar-livre-retrata-o-cotidiano-da-lituania-durante-o-regime-sovietico/


“A razão pela qual eu fotografo não é para refletir para a realidade objetiva. As pessoas são como são, porém se eu tiro as suas fotos elas são as minhas pessoas, as pessoas que eu vejo. Eu uso a minha câmera para sondar o mundo que me segue”



Dá vontade de pôr todas as fotos dele... são lindas, estão vivas...


Escolhi um cara que gosto muito e sua música é a cara pra essa postagem, tem uma pitada booa de nostalgia, daquilo que a gente sente falta e não sabe do que, saca? Yann Tiersen tira os sons desse sentimento certinho ao meu ver, e é um sentimento muito parecido ao que as fotos de Antanas me trazem... algumas fotos me fazem ter vontade de pegar o fotografado no colo... não sei se sei explicar... vejam e me contem o que sentem!! Que tal?


Dica: Foi ele, Yann, quem fez toda a trilha sonora do filme "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain", vale a pena ouvir. 







Agora, dá o play e passeia!!
































































2 comentários:

  1. Respostas
    1. Foi minha preferida logo de cara!!É realmente muuuito boa, da pra ver que eles trão felizes, animados, faz sorrir também...

      Excluir